"No Covil do Lobo Não Há Ateus"
Monday, November 13, 2006
 

Código Popper



" Penso que só há um caminho para a ciência ou para a filosofia: encontrar um problema, ver a sua beleza e apaixonar-se por ele; casar e viver feliz com ele até que a morte nos separe - a não ser que encontrem outro problema ainda mais fascinante, ou, evidentemente a não ser que obtenhamos uma solução. Mas, mesmo que obtenhamos uma solução, poderemos então descobrir, para nosso deleite, a existência de toda uma família de problemas-filhos, encantadores ainda que talvez difíceis, para cujo bem estar poderemos trabalhar, com um sentido, até ao fim dos nossos dias"

Karl Popper é um filósofo da epistemologia e da política, do racionalismo e da liberdade, as suas ideias ganharam aceitação internacional e provocaram controvérsia tanto nos meios académicos como entre o público em geral. Autor de várias obras e de várias citações, como esta acima referida. Karl Popper lançou este aforismo, qual farol que ilumina algumas das mentes mais brilhantes da ciência moderna, com o intuito de nos dizer O QUANTO ESTAVA APAIXONADO… (impressionado?). Se eles dizem A MULHER É UM SER COMPLEXO, UM PROBLEMA IRRESOLÚVEL, elas dirão, O HOMEM ESSE PROBLEMA IRRESOLÚVEL, UM SER MUITO COMPLEXO. Popper, apaixonado pela vida ou pela menina da bancada de chás, que eu pensava ser de perfumes, pois só ao fim de muitas horas é que me apercebi da impossibilidade de me perfumar com chá de cidreira ou de tília, decide brindar-nos com este código Popper. Simplesmente encara o problema de frente e de forma racional como é seu apanágio, mesmo que camuflado por este jogo de palavras.
Ele diz-nos, uma relação será sempre um problema (PROBLEMA = RAPAZ/RAPARIGA) , sejamos rapazes, raparigas, sejamos heterossexuais, homossexuais, bissexuais, freiras ou padres. Esta premissa é o primeiro passo para a descodificação do enigma, resta substituir na frase CIÊNCIA e FILOSOFIA por VIDA para entendermos que Popper simplesmente não consegue encarar a sua vida sem mulher-problema, sem a sua vendedora de chás ou perfumes, sem a sua socióloga, ou telefonista, e mais… deseja que o problema inflame para não morrer, correndo este o risco de ser substituído por outro “problema mais fascinante”. Ora tentem lá ler a citação após as substituições.
Agora que já sentiram o peso de uma vida com mulher/homem - problema, não fujam, não vale a pena porque ele(a) espreita em cada esquina, aconselho antes irem para casa criar projectos para um ou mais problemas-filho.
 

My Photo
Name:
Location: Odivelas, Portugal

Mais perto do fim, mas ainda assim no início...

ARCHIVES
10/31/06 / 11/13/06 / 11/19/06 / 11/22/06 / 12/07/06 / 01/03/07 / 01/09/07 / 01/12/07 / 01/18/07 / 01/23/07 / 02/10/07 / 02/25/07 / 03/30/07 / 04/25/07 / 10/18/07 /


Powered by Blogger